segunda-feira, 21 de maio de 2007

Batuque na cozinha

Mães e filhas. Três gerações diferentes, reunidas sob o signo da aparente discórdia. Quatro mulheres. Quatro vidas. Quatro direções.

Aos 13, a filha questiona a forma como a mãe de 36 vem levando a nova vida.

- Vocês não se comportam como mães! Parecem duas adolescentes!

A outra adolescente em questão aos 34 é amiga, criticada pela mãe de 62, que não poupa espinhos e farrapos à filha que tenta reconstruir a vida depois de sofrer por um grande amor. Sem falar no casamento falido... embora esse já faça parte de um passado longínquo, que, além de marcas, deixou dois lindos filhos que a avó ajuda a cuidar – sem, no entanto, abrir mão de espalhar aos quatro ventos todo o esforço e abdicação que ela, vó zelosa, dedica aos meninos “largados” pela mãe.

Mas, ah, o amor... Entre cobranças e culpas, era o assunto que faltava para que as aparentes discordâncias revelassem, naquela cozinha, ao redor da mesa, uma sintonia dissonante de desejos, esperanças e ilusões.

A menina de 13 se surpreende ao descobrir que a mulher de 62, como ela, também se apaixonou um dia por um professor – com uma diferença de mais de 50 anos, já que a paixão se revelou na faculdade que ela há poucos anos decidiu fazer, como mais um dos artifícios para se recompor de um casamento falido, traído e amargurado.

A de 34 não entende por que para a mãe é tão difícil entender a paixão que ela, a filha, agora nutre por – também! – um professor. Alguém com quem ela está aprendendo a segurar a onda, a não definir muito as coisas, e esperar enquanto ele reconstrói a própria vida.

E enquanto isso, a de 36 tenta, de todas as formas, mostrar à filha de 13 que ela, mãe, também está livre para viver um grande paixão. Embora tenha a certeza de que ela, a filha, só vá compreender isso alguns anos mais tarde, quando puder olhar para a mãe da mesma forma que somente hoje a de 34 enxerga a mãe de 62. Simplesmente como uma mulher. Que sonhou e ainda merece amar e viver – como outra qualquer do planeta.

Desculpem nossos leitores por não estarmos no melhor dos ritmos. Vai ver que é o tempo nublado. Ou, quem sabe, o inferno astral da Bia?

Seja o que for, vai passar.


D.B.: Batuque na Fundição

Perc Pan 2007 – 14º Panorama Percussivo Mundial

Grandes percussionistas mundiais se reúnem na cozinha da Fundição Progresso, nessa quarta, 23 de maio: Giovanni Hidalgo, de Porto Rico; Sikiru Adepoju, da Nigéria; Hands On’Semble, dos EUA, The Dhol Foundation, Reino Unido/Índia; Mino Cinelu, da França; e os brasileiros Robertinho Silva, Marcos Suzano e Fernando Moura. Ingressos a R$ 30,00 e 15,00 (meia).
Além do show, os artistas ainda comandam uma série de oficinas, a partir do dia 22 de maio.
www.percpan.com.br