domingo, 28 de dezembro de 2008

Foda-se, vamos tentar



Se você está cruzando a linha de chegada a 2009 como nós – exaustas, como quem correu 42km e precisa de sombra, água fresca, massagem e descanso – má notícia. É só mais um ano que está terminando. E ano que vem você vai continuar correndo.

A boa notícia (sim, há um vagalume no fim do túnel): é só mais um ano que está terminando.

Um ano em que você riu, chorou, foi triste, foi feliz.
Um ano em que você sofreu ou fez sofrer. Magoou ou foi magoado.
Acreditou. Desacreditou.
Apostou. Ganhou, perdeu.
Viveu. Vai lembrar. Vai esquecer.

2008 tá indo embora, devagarinho, arrastado, depois de meses que voaram como... sei lá, complete você.

Mas tá-se indo.

E que vá com Deus.

E que 2009 venha com um único pedido:

- CALMA!

Calma, moças (e moços)! Parafraseando a Marta Medeiros semana passada, que belamente parafraseou Drummond, calma é o mínimo que se pode desejar a alguém nos tais ‘dias de hoje’. Dias em que não se tem tempo... de se conhecer, de falar, de explicar, de ouvir, de esperar... ou até de descartar. Dias em que se cala porque é mais fácil e rápido que mentir. Dias em que se mente porque é mais fácil do que... viver.

Enfim, não deu pra fazer tudo em 2008. Não deu, pronto. Não deu pra levar as crianças em todos os médicos, não deu pra pagar todas as contas – de todos os médicos que você conseguiu levar. Não deu, foda-se. Não deu pra fazer todos os exames de todos os médicos que você conseguiu levar... Bem, fodam-se os remédios que você conseguiu comprar – eles não usaram mesmo.

Não deu pra estudar com as criaturas, e mesmo se você não trabalhasse, eles não dariam a mínima mesmo, como não deram (tanto que repetiram, ou re-repetiram).

Não deu pra cuidar de você. Não deu mesmo. No máximo o ginecologista (esse é sagrado, anualmente) ou o angiologista. O dermatologista, o alergista, o acupunturista... esses vão ficar pro ano que vem, se... bem, vai dar certo. Tem que no mínimo pensar assim. E tentar.

Tente outra vez é o nosso mantra pra 2009. Foda-se se não deu certo. Foda-se se você se enganou. Tente outra vez dessa vez um pouco diferente que seja.