quinta-feira, 5 de julho de 2007

Férias, pra que te quero?

Fim de semana não. Ou, sim, dependendo do ponto de vista. Aqueles entre os 15 dias – que apenas algumas têm o privilégio de desfrutar – em que as crianças não estão com os pais...

O celular toca.

- E aí? Sobreviveu à festa junina das crianças?
- Cheguei agora. Tô morta! Mas tirando o fim de noite, o show foi ótimo, né?
- Depois do Roger Waters, acho que esse foi o segundo melhor show do ano. Confesso que fui com o maior preconceito em relação à Zélia. Mas ela fica em 2º plano!
- Mas agora é sério. A história de Buenos Aires não era papo de bêbada, não. Um final de semana...
- Menino, pára de chutar a bola no cachorro!
- Sem as crianças!
- Se entrar grana até lá... Mas, sei não. Tô achando muito viagem.
- Vai ser A viagem! A gente divide em 36 vezes!
- Mas Minas também é uma... Tiradentes.
- Já vou!!!- Vai aonde, mulher?
- Meu adorável filho![ O que é que você tá fazendo, mamãe? ] Se escuta do outro lado da linha. Adivinha?!? [Cocô?] Ai, o que a gente não faz pra conseguir falar ao telefone?!?
- Vai lá dar atenção a ele. Depois a gente se fala. [Deixa a cachorra menino...] Beijo, tchau.

Mais tarde:

- Alô...
- Oi. Agora as crianças tão mais quietas.
- Heim? Ah, oi...
- Tava dormindo?
- Não... É... tô vendo filme.
- Tô aqui na casa de uma amiga minha, separada (óbvio!), e ela falou que vai pra Flip esse fim de semana, pensei em você.
- É, Paraty pode fazer parte do nosso roteiro de viagem.
- Mas você já vai sair de férias agora?
- Não sei ainda.
- Mas, precisamos decidir logo. Olha, vou fazer uma planilha com as opções de datas, custos, vantagens e desvantagens e... Você tá me ouvindo? Férias!!!
- Ah, é... Desculpe.
Que filme você tá vendo, mesmo?
- Nárnia.
- Ah, tá, boa noite. Depois a gente se fala. Beijo.

Dia seguinte:

- Oi. Você me ligou ontem, né?
- Liguei. Você tava dormindo, pelo visto.
- Olha, nada melhor pra botar o sono em dia depois de uma semaninha cão do que um filme infantil ou desenho animado não tão animado assim... Mas lembro de você ter falado algo sobre a Flip no próximo fim de semana em Paraty.
- Podemos dividir a gasolina com essa minha amiga. Peraí! [Desce daí, menino!] Você não sabe o que ele fez agora.
- O quê?
- Escalou a porta, se pendurou na barra e ficou fazendo flexão. Parece um macaco!
- Normal, também tenho um homem-aranha em casa. Mas preciso ver se as crianças vão ficar com o pai. Pedi a ele nem que seja o domingo, pra ir bater perna em Santa.
- Ih, mas o Santa Teresa de Portas Abertas não era só nesse fim de semana?
- Que nada! Tem no outro também. Primeira vez que eles fazem dois finais de semana. Ih, peraí. [Que é que foi?!? Eu falei que você ia se machucar! Deixa eu pegar um gelo...]

Alguns minutos depois.

- Oi, que houve?
- Bateu a cabeça na parede. Jogando bola na porta...
- Hahaha... Machucou?
- Nada, já passou. Mas agora tenho que ligar para saber que horas a aborrescente vai voltar pra casa. Tá fora desde ontem, não estudou nada e ainda deixou o quarto em estado de miséria.
- Vai lá. Depois a gente se fala.

N.B:
Abre a porta e a janela – Arte em Santa Teresa

Projetos sociais, oficinas, ateliês, espaços de cultura, gastronomia. Começou no final de semana passado a 17ª edição do Arte de Portas Abertas. O evento acontece, pela primeira vez, por dois finais de semana consecutivos de 11 às 20 horas.
Em 1995, a artista Clara Artaud e a ONG Viva Santa, criaram o Arte de Portas Abertas. Clara, que não mora mais no bairro, se inspirou em um evento similar em Cambridge, na Inglaterra.

Para promover a arte local, artistas e moradores de Santa Teresa começaram a abrir suas “portas e janelas” e receber visitantes interessados em arte e cultura. A idéia se consolidou e passou a ser organizada pelos próprios artistas com a fundação, em 2003, da Chave Mestra - Associação dos Artistas Visuais de Santa Teresa. Santa de Portas Abertas já faz parte do calendário cultural da cidade e reúne 63 ateliês de artes visuais, além de algumas oficinas gratuitas. Encontra a gente lá.

Programação completa: www.chavemestra.com.br

Festa com o “Anjo Pornográfico”

A Flip – Festa Literária Internacional de Paraty - é a irmã caçula da família de importantes festivais literários como Hay-on-Wye, Adelaide, Harbourfront de Toronto, Festival de Berlim, Edimburgo e Mantua.

A cada ano a FLIP homenageia um expoente das letras brasileiras. O poeta e compositor Vinicius de Moraes, o escritor João Guimarães Rosa, a romancista Clarice Lispector e o escritor baiano Jorge Amado foram os homenageados de 2003 a 2006. Este ano é a vez de Nelson Rodrigues, autor, dramaturgo e jornalista.

A Festa vai receber cerca de 40 autores para 21 mesas de discussões sobre as fronteiras entre os meios de expressão literários. Até o dia 8 de julho os visitantes vão poder contar, mais uma vez, com uma programação de alto nível – destaque para a presença do escritor sul-africano J.M.Coetzee, ganhador do Prêmio Nobel de 2003 e autor de Vida e época de Michael K, A vida dos animais e Desonra.

Programação completa : www.flip.org.br

<$BlogItemTitle$>