domingo, 9 de maio de 2010

Janelas, panelas e quintais


Sexta-feira, 20h30, escritório. No monitor, 12 janelas abertas no firefox, cinco no i.e., duas no chrome. Na mesma sala, três mães, cada qual administrando suas janelas profissionais e pessoais.

Na ida e volta para o banheiro - tempo que você se dá para priorizar quais tarefas, demandas e emails não respondidos ficarão cozinhando até segunda -, lembrei que era final de semana das Mães.

Quer saber? Queria bem ganhar uma panela!

Desde que me entendo por gente, escuto minha mãe falando que, se a gente (eu e meus irmãos) um dia desse uma panela ou qualquer utensílio doméstico de presente, ela atiraria o objeto nas nossas cabeças. 'Presente de casa é para a casa, eu quero é um presente pra mim', dizia ela.

E assim cresci com a convicção de que me tornaria independente, trabalhadora, solteira. Sem panelas. Só janelas.


Quis o destino (destino?), que eu me apaixonasse, engravidasse, casasse, procriasse 2 vezes, e mais tarde me separasse. Hoje tô aqui solteira de novo. Na cozinha, muitas panelas velhas.

E se eu amanhã fosse ganhar uma panela nova, provavelmente não estaria aqui com uma das janelas no streaming do TEDXSudeste; outra nos posts, comentários e emails do grupo do Nepô; outra na last.fm, para pensar no repertório da Tribo do Tambor; outra na Escola 24 horas, para ver as tarefas que o Pedro não fez; outra no Facebook, interagindo com os pensamentos dos amigos; outra no twitter, acompanhando a hashtag que tem a ver com o trabalho...

Vai ver eu estaria vendo a novela das 6. Ou preparando o jantar para as crianças (quem sabe até para o marido também?), com a mão cheirando a alho e os olhos ardendo à cebola.

Talvez seja essa a mãe que meus fihos gostariam de ver na sala ou na cozinha mais vezes. Não quis o destino (?) deles que fosse assim.


Essa que agora está aqui no quarto, blogando na madrugada de um sábado à noite, quer crescer profissionalmente, quer reconstruir sua vida como mulher, quer continuar estudando, quer viajar o mundo, quer transformar o mundo.

Mas também quer mais tempo para ver seus filhos crescerem, seguindo o destino (?) que a vida lhes reservar. Quer brincar de casinha de vez em quando, quer cuidar das plantas, quer experimentar uma receita numa panela nova...

Quer dizer à sua mãe que só as mães são felizes. Feliz dia, mãe! Feliz dia, mães!