sábado, 18 de outubro de 2008

Felicidade artificial.



E chegou mais uma primavera, 35. E, mesmo comemorando, o meu lado capricórnio estava mais ativo do que nunca.

Lapa. Minha segunda casa. Nossa segunda casa. Palco de várias histórias bacanas e outras nem tanto, mas que deram muito que falar. Praticamente o esperma in vitro que nos ajudou a conceber o Desbancando.

De repente, no meio do samba, da cerveja, do batuque, dos meus amigos queridos – gente distante, gente do dia-a-dia, gente que é gente, olhei em volta e assisti à um filme. Criei personagens, estereótipos, o tempo congelou as imagens.

Me dei conta que 9 em 10 amigas minhas estão no time da TP. A TP é um time fiel que fica potencialmente perturbado quando adicionamos a letra M. O M vem em ciclos normais de 28 dias, mas já dá sinais 10 dias antes de aparecer.

Seja por qual motivo for tudo sempre é motivo. Se você já viveu alguns abaixo, abra os olhos e feche a boca. A TP pode escalar você para entrar em campo, sem direito à substituição. Marque com um X se você se identifica [nota: o nosso lado mulherzinha adora estes testes tipo Revista Cláudia, Capricho, Nova, que atualmente só leio nos 15 minutos reservados à manicure. Por que ela tem que ser rápida, pô!]:

- Você se separou por que quis. Mas encontrou outro pior do que o anterior. Só que você goooooosta e não vive sem um Combo! No momento é inapropriado explicar o que é o Combo, mas contaremos em um próximo post;

- Ele se separou de você depois que perdeu 20 quilos e se descobriu no melhor estilo "garotão-gostosão-pega todas da micareta";

- Seu X-men é um Mala-men. Tem distúrbio bi-polar e você nunca sabe o que está por vir

- Você, que sempre foi super independente, voltou pra casa dos seus pais com dois filhos a tira-colo porque o ex não paga pensão;

- Você não tem mais seus pais;

- Todo dia 30, você faz B-I-N-G-O e escolhe o que vai pagar;


Somado ao estresse diário, quando você entra pro time da TARJA PRETA é porque tudo parece do tamanho do Everest. Você começa a achar que tem que dar conta de tudo ao mesmo tempo agora e, é óbvio, não dá. Administramos as nossas empresas melhores que as nossas vidas, e nesse jogo de muita cobrança pessoal o seu pior inimigo se chama VOCÊ.

Pensar dói. Resolver incomoda. Dormir liberta.

E aí chega aquela caixinha – liberada e autorizada pela ANS – que promete te tirar do limbo, te botar no prumo. O que muita gente prefere não lembrar é que essa caixinha pode te causar dependência, pode fazer você se perder de você mesma. Chega um momento que você não lembra mais como era a sua essência sem esta química, normalmente necessária.

Mas as questões estão lá. Toda semana tem o Fantástico e aquela rebordosa da segunda-feira. A roda continua girando, o ex-marido continua te enchendo o saco, você PRECISA perder uns 4 quilos, as crianças crescem [lindas e com saúde, graças a Deus] e os problemas só mudam de nome. Como diria nosso amigo Cazuza: "O tempo não pára".
Toda mulher é hoje, mais do que nunca, uma estrategista, uma guerreira. Das nossas amigas, 10 entre 10 o são.

O Segredo? Saiba ser carinhosa com você mesma. Se permita – com a maturidade que a experiência já te trouxe – e aceite as suas condições. Faça o melhor que você puder, sem afrouxar ou arrebentar a corda.

Se você entrou pra TP, aceite enquanto é realmente necessário. Mas liberte-se a ponto de ter sabedoria suficiente para olhar pra ela e dizer: Eu não preciso mais de você.

E poder voltar a controlar, sozinha, o resultado final deste jogo. VIVER.

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

180. Um dia você pode precisar


Pesadinho o assunto, mas um dia você pode precisar acionar uma Central de Atendimento à Mulher.

Nem que seja pra orientar aquela amiga recém-separada, que te liga no meio da noite dizendo que levou um tapa no rosto do ex, seguido de um empurrão - na frente dos filhos. Sem marcas (no corpo), ela segue pra delegacia mais próxima. Um lugar cheio de homens que escutam a narração de mais uma briga, dessa vez bem mais séria, com o homem com quem ela dividiu a cama, a sala, o banheiro... por 12 anos.

Por sorte ele não faz parte das estatísticas de homens extremamente violentos, que fazem, dentro das suas próprias casas, vítimas das mais variadas agressões*.

Vai ver ele só se descontrolou um pouco. Vai ver o ciúme falou mais alto ou quem sabe o álcool alterou seu estado de espírito.

Vai ver ele agora levou um susto. E viu que ela não tá tão desamparada assim.

A violência contra a mulher

Na definição da Convenção de Belém do Pará (Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência Contra a Mulher, adotada pela OEA em 1994), a violência contra a mulher é ‘qualquer ato ou conduta baseada no gênero, que cause morte, dano ou sofrimento físico, sexual ou psicológico à mulher, tanto na esfera pública como na esfera privada’.

Delegacias especializadas de atendimento à mulher do Estado do Rio de Janeiro:


DEAM Legal-Rio
Centro - Rio de Janeiro/RJ
Tel.: (21) 3399-3379, 3399-3377 e 3399-3373

DEAM-Caxias
Centro - Rio de Janeiro/RJ
Tel.: (21) 3399-3710, 3399-3711 e 2671-7757

DEAM-Nova Iguaçu
Nova Iguaçu/RJ
Tel.: (21) 3399-3720, 3399-3721 e 2667-4121

DEAM Legal-Oeste
Campo Grande – Rio de Janeiro/RJ
Tel.: (21) 3399-5711, 3399-5713, 3399-5714 e 3399-5715

DEAM-Niterói
Niterói/RJ
Tel.: (21) 3399-3700, 3399-3703 e 3399-3698

DEAM-São Gonçalo
São Gonçalo/RJ
Tel.: (21) 3399-3730, 3399-3733 e 3399-3731

DEAM Legal-Belford Roxo
Belford Roxo/RJ
Tel.: (21) 3399-3980, 3399-3982

DEAM Legal-Jacarepaguá
Rio de Janeiro/RJ
Tel.: (21) 3399-7580 e 3392-1102

DEAM-Volta Redonda
Volta Redonda/RJ
Tel.: (21) 3399-9140, (24) 3347-0105


As delegacias em defesa da mulher também atuam em casos de separação de casais, pensão alimentícia, partilha de bens e busca de filhos.

Os principais casos atendidos na Delegacia de Defesa da Mulher:


Lesão Corporal: casos de espancamento, socos, bofetões, pontapés, e uso de objetos contundentes (facas, tesouras etc).

Estupro: relação sexual forçada por meio de violência ou ameaça (relações sexuais forçadas entre: marido e mulher; com deficiente mental; menores de 14 anos também são consideradas estupro).

Atentado violento ao pudor: contato íntimo forçado, sem relação sexual.

Rapto: condução a força ou sobre ameaça para algum local com a intenção de ter contato íntimo, sem completar uma relação sexual.

Ameaça: intimidação, através de palavras ou gestos, indicando a intenção de fazer algum mal.

Calúnia: falsa acusação

Difamação: ofensa contra a honra, na presença de outras pessoas.

Injúria: ofensa, sem a presença de testemunhas.

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Aff line



Ainda não deu tempo de ler tudo. Mas o tal do tempo é o sonho de consumo da hora proclamado no último caderno Ela ou na Cláudia de outubro. Ah, a gente também lê Piauí : P, mas atire a primeira pedra quem nunca, nunquinha, se deliciou com os prazeres de todos os tipos prometidos na Nova; com as fofocas, roupas e cabelos da Caras... nem que seja só ali no salão enquanto faz a unha.

O problema é quando nem tempo pra isso você tem. Pra ir num salão (ah, se você tiver uma reunião com um cliente, você TEM que arranjar um tempo. Mas aí você vai folhear a tal da Caras de olho no relógio ou no celular que pode tocar a qualquer minuto. E se você ainda tem que dar uma lidinha nos e-mails...

Seria o mal do século? Emailtose crônica? Emailite aguda? Emaildade mórbida? Disse um tal lá no Ela que chique é ser offline. Sabe lá onde isso vai parar? Bem, pra adolescentada que daqui a pouco taí votando pra presidente e entrando no mercado de trabalho, email não é nada – eles se comunicam mesmo é por scraps e sms. Mas quem não nasceu nesse tal desse tempo digital – a não ser que seja chiquerésimo mesmo e trabalhe completamente off – deve estar totalmente aff, isso sim, com tanta informação.

Quem lê tanta notícia? Quem participa de todas as redes sociais em que um dia se cadastrou? Quem lê todos os posts? Freqüenta todas as comunidades? Lembra de todas as suas senhas?

Adoramos tecnologia. Viva o digital. Mas talvez o Google tenha que inventar um novo reloginho, em que a gente tenha um pouquinho mais de tempo... E não é que não deu tempo de fechar aquele parênteses lá de cima? :) Ainda tinha a reunião do colégio das crianças, a consulta no oftalmo delas, no alergista delas, o presente do dia delas, as meias novas, os tênis, as mochilas que não vão chegar até o fim do ano... E, nem pense agora na ginástica, no cinema, na terapia, no seu tratamento dentário, no fisioterapeuta... o tempo tá passando...

Em tempo: As blogueiras estão reconfigurando o sistema. Deu pau. Dano por sorte recuperável. Com o tempo, a gente vai acertando os ponteiros e voltando com mais freqüência...

Mas como a gente também não perde tempo, arrume o seu para ouvir com calma (e ouvir, e ouvir, e ouvir) o novo cd do Lenine, Labiata.

Me traz o seu sossego
Atrasa o meu relógio
Acalma a minha pressa

...

O salto do desejo, o agora e o infinito, só o que me interessa

quarta-feira, 15 de outubro de 2008