quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

1. Tudo Novo de Novo - Paulinho Moska -

Tudo novo de novo

Nem adianta justificar a ausência. Não deu. Ponto.

Fim de ano. Todo aquele espírito comercial natalino que insiste em aflorar mal acaba o Dia das Crianças. Recuperação de filho, repetência, pagamento de mensalidade atrasada, renovação de matrícula, campanhas e mais campanhas de fim de ano, peru de natal, lombo de Réveillon, monta árvore, desmonta árvore... ufa. Nesse meio tempo, um novo ano começou.

2008. Um ano que explodiu em meio a tiros de fuzis – aqui do lado, Copacabana, onde a gente jogou nossas flores pra Iemanjá e pediu a bênção de todos os orixás.

Ano novo, resoluções novas [Tá, tá, muitas delas até são as mesmas: parar de fumar, voltar a malhar, economizar uma grana...]. Mas eis que dez dias do ano já se passaram. 2,4% de 365 dias – ah, não, 366, ano bissexto, ano de Olimpíadas [xi, na China; mais uma rodada de madrugadas em claro]. E o que a gente resolveu até agora?

Bem, Sophia tá namorando. Depois de um tempo sozinha [definitivamente foi difícil achar alguém que valesse à pena], sim, ela voltou a acreditar. A diferença? Sua natureza é assim, ela simplesmente se entrega – mas agora a maturidade a surpreende não permitindo cometer os mesmos erros. De vez em quando até comete. Afinal, ninguém muda de todo nessa vida, mas é bom aprender a perceber os sinais. E, depois de ter emagrecido e voltado ao peso e à medida de adolescente – a custas de um bocado de sofrimento, é verdade – ela se permitiu descuidar um pouquinho... até perceber o que toda balzaca deve perceber mais dia menos dia: depois dos 30 tudo, definitivamente tudo que você come duplica de tamanho. Mas não é que o ano começou – o dia 2, obviamente – com uma dieta radical? Sopa, pão integral... pelo menos até a próxima cerveja, que sempre acompanha o bom papo, o samba, o boteco. E embora algumas coisas continuem as mesmas – trabalho pra cacete e ex marido insano, por exemplo –, Sophia vem bravamente tentando se concentrar e promete que vai malhar e não assumir dívidas.

Bia..., bom, Bia tá prestes a entrar de férias – e portanto para essa o ano ainda não começou. Cá pra nós? Algum sentido em voltar a malhar uma semana antes das férias? Melhor pedalar até o Leblon, caminhar no calçadão, correr na areia (ai tá, menos! não é em 15 dias que você vai recuperar o tempo perdido e todas as muitas calorias de um ano inteirinho regado a chopp, cerveja, pizza, pastel... ih, chega que já ta dando fome). Mas, praia sem cerveja? Não rola. Fora que o carnaval taí. Cerveja pede cigarro... Ano novo, definitivamente, só depois do Carnaval! Mas sabe que a Bia já não é mais a mesma? Pelo menos, é o que ela vem jurando até hoje, desde (e olha que foi outro dia mesmo) que decidiu dar uma basta naquela história cíclica de um passado recente e abrir espaço para o novo. Tudo novo de novo? Bem, já é uma grande coisa pra quem não quer mais repetir tudo de novo.

Soninha... Lembram da Soninha? Virou a melhor amiga de Bia e de Sophia... Não lembramos se já falamos disso, mas Soninha se separou. Faz uns 5 meses que ela tá descobrindo uma vida completamente nova. Se bem que ela é quem deve completar isso aqui. [Soninha, manifeste-se!]

Mas e você? Já resolveu alguma das suas resoluções de ano novo?

Antes tarde do que nunca, feliz 2008 pra você.