quarta-feira, 13 de junho de 2007

Feliz Dia da Gente

11 de junho, Dia do Amante. 12 de junho, Dia dos Namorados. 13 de junho, Dia de Santo Antônio.

- A gente devia estar mais romântica...
- É. Devia.

Sophia estava um tanto reticente em esperar alguma coisa do 12 de junho.

- Não tem jeito. Ele não se entrega. Parece que eu tô em uma banca julgadora me apresentando, em capítulos. “A gente tá se conhecendo...”, ele diz.
- Pensa bem... Levando em conta o pouco que a gente sabe, esse comportamento é mais do que natural.
- Eu sei. É totalmente natural. O fato é que estamos em tempos e ritmos diferentes, sentimos de forma diferente. Eu não quero rótulos, contratos. Eu só queria senti-lo mais próximo, sem tantas defesas...
- Um amor hollywoodiano.
- Tá, Bia. Eu sei que isso não existe. Pra você, que tá há quase 2 anos nessa de não se envolver, é mais fácil de entender...
- 1 ano e meio.
- ... E, mesmo assim, tá melhor que eu. Pelo menos você não vai deixar de comemorar o Dia dos Namorados, só porque não quer “formalizar um contrato”.

Bia volta pra casa pensando em quantos casais, amantes, rolos, cases, “sei lá entende?” não vão estar juntos nessa data – que, a bem da verdade, os shoppings, motéis, floriculturas e restaurantes inventaram pra promover o amor e esquentar as vendas – só por um “instinto de preservação destrutiva”, como a amiga Sophia definiu os que não querem, de modo algum, se deixar envolver.

Tá certo que Sophia já se separou há muito mais tempo. Já viveu, amou de novo, sofreu, apenas deu. Mas não perdeu a voluptuosidade dos que se entregam à paixão.

Bia até já se apaixonou. Algumas vezes quase surtou. Mas se preservou intensamente. E mesmo quando quis, não deu, nem para si própria, o braço a torcer a um envolvimento um pouco mais sério. “Eu tenho dois filhos. Tô num momento complicado.” E além do mais, ele é... (a) casado, (b) recém-separado, (c) mora em outra cidade, (d) muito mais novo, (e) tem uma vida completamente diferente da minha, (f) alguma outra alternativa além das acima.

Mas qual o caminho certo, afinal?! Arrumar sempre uma desculpa pra se manter a uma distância razoavelmente segura de algum relacionamento mais fixo, estável... Ou não ter senso algum de auto-preservação, mergulhando sem fronteiras naquilo que chamamos de sentimento?

A gente fecha com Clarice Lispector: “Não se preocupe em entender. Viver ultrapassa todo entendimento”.

N.B: Pra vocês que ficaram sozinhas nessa noite de lua minguante, aí vai um consolo: No dia 12 de junho, a Lua está fora de curso a partir das 20h18min até as 9h24min do dia 13. A Lua é o planeta mais rápido do zodíaco e, por isso, quando deixa um signo não fazendo aspecto algum com outro planeta, diz-se que ela está Fora de Curso.
Este “vácuo”, onde a Lua fica até entrar no signo seguinte, é um período estéril, quando iniciar atividades, projetos, assinar contratos, fechar negócios ou acordos, não dão resultados.

- Sophia... acho que vou deixar o encontro pra amanhã.
- Faz bem Bia, faz bem.
- Feliz Dia dos Namorados, dos Rolos, dos Sei-lá-entendes. Feliz Dia da Gente!