quarta-feira, 28 de abril de 2010

Estar ou não estar, eis a questão



A vida não é teatro, você não entendeu. Ninguém saiu de cena quando escureceu.

Se era farsa ou comédia o que você ‘viveu’, não foi imaginário o que aconteceu.

Sua máscara caiu. O pano, esmoreceu.

Todo mundo viu. No final, ninguém aplaudiu.


Entre a máscara teatral e a máscara cotidiana há uma diferença sublime. O Grupo Teatral Moitará, coordenado pelos artistas e pesquisadores Venício Fonseca e Érika Rettl, trabalha com o conceito de máscara teatral e explica que, para ela ganhar vida, é necessário que o ator se desfaça de sua máscara cotidiana.

“Diferente da máscara cotidiana que busca ocultar e proteger, a máscara teatral revela a essência da persona representada, imprimindo uma identidade especial e genuína. Ao representar com uma máscara, o ator forçosamente entende como elevar o personagem para uma dimensão teatral, para além do cotidiano, então ele compreende o que é um verdadeiro personagem de teatro, inventado da vida e não um personagem da vida. Assim, quando a Máscara Teatral está viva em cena ela é, em si, o próprio Teatro, pois os princípios básicos que regem sua vida são os alicerces fundamentais da arte teatral. Ela é um arquétipo que propõe ao ator a criação de um estado, com qualidade de energia específica, representando uma natureza que está além do convencional”, afirma Venício.

E aqui vale recorrer à origem da palavra teatro, que deriva do grego theaomai (θεάομαι) - olhar com atenção, perceber, contemplar. Theaomai não significa ver no sentido comum, mas sim ter uma experiência intensa, envolvente, meditativa, inquiridora, a fim de descobrir o significado mais profundo; uma cuidadosa e deliberada visão que interpreta seu objeto (Theological Dictionary of the New Testament vol.5:pg.315,706).

Ver e fazer teatro nos permite assistir melhor à vida, também repleta de ambiguidades e paradoxos. Nos permite significar o drama, ao mesmo tempo em que distinguimos o real do imaginário.

E é por isso que esse blog aceitou, ainda que com atraso, mas com muita honra, o convite para participar da blogagem coletiva da campanha Mais Teatro, Brasil!, cuja missão é a mobilização da sociedade em um manifesto nacional pela inclusão sociocultural, educacional e digital. A meta é colher assinaturas e propor ao Congresso Nacional a validação de um Projeto de Lei de Iniciativa Popular que obrigue a construção de um Centro Integrado de Cultura em cada município com população superior a 25 mil habitantes. Uma iniciativa que possibilitaria a milhares de brasileiros o contato com espetáculos de qualidade e o acesso a espaços destinados à arte – em sua imensa maioria restritos ao eixo Rio - São Paulo –, criando um hábito de consumo de cultura, fundamental para a formação do caráter de um povo.

E aqui voltamos ao 1º ato: Mais caráter, Brasil!

‘Creio que não se pode fazer nada de grande na vida se não se fizer representar o personagem que existe dentro de cada um de nós.’
Charles Chaplin


Ao acessar o www.maisteatrobrasil.org, clique em "Dou a Maior Força", cadastre-se e assine a lista de adesão. Com a sua participação será elaborado um Projeto de Lei de Iniciativa Popular, a ser entregue diretamente ao Congresso Nacional para aprovação. Portanto, vamos gritar para todos: Mais Teatro, Brasil!