segunda-feira, 9 de abril de 2007

Maridos Modernos

Tudo ao mesmo tempo agora. Impressionante a capacidade que a mulher tem de fazer inúmeras coisas ao mesmo tempo. Se o cérebro feminino fosse visto por raios-X, tipo aqueles de desenho animado (o único programa de TV que a gente consegue assistir em paz quando se tem filhos) seria cheio de compartimentos, gavetas, uma de cada cor, uma para cada assunto. E como elas se abrem rápido! Duas, três ao mesmo tempo e a gente tendo que dar conta... Contas, outra gaveta.

Sophia não é nem um pouco diferente de Bia. Enquanto uma pensa em um novo jeito de saber lidar com o ritmo frenético de matar um leão por dia e ainda por cima de forma inteligente e estratégica, a outra tem a difícil tarefa de, ao mesmo tempo, gerenciar pessoas e fazê-las transformar o nada em alguma coisa, interessante e criativa ainda por cima.

- Sophia, telefone pra você.
- Quem é?
- Sua mãe.
(Se a gente agüenta tanta coisa, por que não agüentaria a mãe?)
- Agora?! Tá passa.
- Oi mãe, tô no meio de uma reunião.
(Tentando parecer equilibrada, moderna, capaz.)
- Sabe o que é? As crianças têm futebol hoje e eu tava pensando... Qual a cor de bermuda que eu ponho neles? Porque eu queria que os dois fossem de azul, mas aquela laranja tá vestindo melhor, e...
(OM NAMANHA SHIVAIA... .).
- Sei... E...
(O mantra não funcionou.)
(Voz ao fundo... Sophia, o cliente quer falar com você agora! É urgente...)
- Então, não quero que eles se vistam com uma bermudinha assim tão velhinha, mas o futebol...
(Colapso.)
- Mãe... Desculpa mas eu realmente não consigo pensar nisso agora... Pega a amarela.
- Que amarela? Eles não têm bermuda amarela...
(Incapaz. Você não sabe nem a cor de bermuda que seus filhos têm...)
- Então compra mãe. Beijos.
(Praticidade, gaveta fechada.)

Sophia se entrega à primeira frustração do dia. Será ela um ser incapaz de ser mãe? Com que roupa eles vão... Não seria essa a maior preocupação que ela deveria ter? A gaveta mais importante que nunca deve ser fechada involuntariamente? Onde não pode haver erro, falha, para aqueles em que a palavra dita é modelo, é levada a sério?

Como as coisas no cosmos acontecem sempre ao mesmo tempo, sempre na mesma conjunção, Bia se depara com outro estratagema...

- Bia, telefone pra você.
- Passa...
- Ó Dona Bia. A gente precisa fazer compras.
(Empregadas... maridos que não te comem.)
- Caramba, é mesmo. Mas aquele dinheiro que eu te dei aquele dia não deu pra comprar as coisas mais urgentes? Leite, pão, lanche pras crianças...
- É que aquele dia já faz uma semana, e a cachorra tá sem comida.
(Putz! A cachorra. Mal consegue dar conta de duas crianças. Infeliz idéia aquela de dar um cachorrinho de presente pra filha antes do irmãozinho nascer. O cachorrinho virou um bicho enorme, sem espaço – desde que Bia encarou a real e resolveu deixar a casa dos sonhos pra um apartamento de 3 quartos sem varanda – e totalmente sem noção de quem manda naquela casa: a empregada ou a filha adolescente. Ela é que não era, claro.)
- Você tem algum dinheiro aí?
(Bia lembra do mantra que a amiga ensinou...OM NAMAHA SHIVAIA = algo de divino está em você. E tenta a saída indolor e mais prática.)
- Mais tarde (bem mais tarde) eu te dou.
- Tudo bem, eu pego o menino na escola e compro antes de fazer o dever.
(É, empregadas são mesmo maridos do tempo moderno. Quem tem uma que cuide).

4 comentários:

  1. Cá, seus textos são simplesmente maravilhosos! Profundos, reais, dramáticos e, o que é melhor, divertidíssemos! Parabéns pelo blog, senhoras Bia e Sophia.
    Bjs,
    Jana

    ResponderExcluir
  2. Pois é meninas, ficou pronto. Infelizmente sem a minha ajuda. Tá maneirinho, leve.
    Bjs,

    ResponderExcluir
  3. HAHAHAAHAHAHA PUTZZZZZZZ NA BOA?? JA ESTA NOS MEUS FAVORITOS!! SEMPRE VOU DAR UMA PASSADA AQUI E VOU DIVULGAR COM CERTEZA!!! MTOO COMEDIA E O MELHOR É SABER Q ISSO TUDO ACONTECEU!!! PUTZZZ BLOG DE MUSAS!! PODE TER CERTEZA!! MTOO BOM !!!

    PS.: GENETICA!!! HAHAHAHA

    ResponderExcluir
  4. Adorei! hahaha
    Êita, que dupla!!!!
    Agora vou estar sempre por aqui. È certeza de boas risadas. Bjos

    ResponderExcluir