sábado, 18 de outubro de 2008

Felicidade artificial.



E chegou mais uma primavera, 35. E, mesmo comemorando, o meu lado capricórnio estava mais ativo do que nunca.

Lapa. Minha segunda casa. Nossa segunda casa. Palco de várias histórias bacanas e outras nem tanto, mas que deram muito que falar. Praticamente o esperma in vitro que nos ajudou a conceber o Desbancando.

De repente, no meio do samba, da cerveja, do batuque, dos meus amigos queridos – gente distante, gente do dia-a-dia, gente que é gente, olhei em volta e assisti à um filme. Criei personagens, estereótipos, o tempo congelou as imagens.

Me dei conta que 9 em 10 amigas minhas estão no time da TP. A TP é um time fiel que fica potencialmente perturbado quando adicionamos a letra M. O M vem em ciclos normais de 28 dias, mas já dá sinais 10 dias antes de aparecer.

Seja por qual motivo for tudo sempre é motivo. Se você já viveu alguns abaixo, abra os olhos e feche a boca. A TP pode escalar você para entrar em campo, sem direito à substituição. Marque com um X se você se identifica [nota: o nosso lado mulherzinha adora estes testes tipo Revista Cláudia, Capricho, Nova, que atualmente só leio nos 15 minutos reservados à manicure. Por que ela tem que ser rápida, pô!]:

- Você se separou por que quis. Mas encontrou outro pior do que o anterior. Só que você goooooosta e não vive sem um Combo! No momento é inapropriado explicar o que é o Combo, mas contaremos em um próximo post;

- Ele se separou de você depois que perdeu 20 quilos e se descobriu no melhor estilo "garotão-gostosão-pega todas da micareta";

- Seu X-men é um Mala-men. Tem distúrbio bi-polar e você nunca sabe o que está por vir

- Você, que sempre foi super independente, voltou pra casa dos seus pais com dois filhos a tira-colo porque o ex não paga pensão;

- Você não tem mais seus pais;

- Todo dia 30, você faz B-I-N-G-O e escolhe o que vai pagar;


Somado ao estresse diário, quando você entra pro time da TARJA PRETA é porque tudo parece do tamanho do Everest. Você começa a achar que tem que dar conta de tudo ao mesmo tempo agora e, é óbvio, não dá. Administramos as nossas empresas melhores que as nossas vidas, e nesse jogo de muita cobrança pessoal o seu pior inimigo se chama VOCÊ.

Pensar dói. Resolver incomoda. Dormir liberta.

E aí chega aquela caixinha – liberada e autorizada pela ANS – que promete te tirar do limbo, te botar no prumo. O que muita gente prefere não lembrar é que essa caixinha pode te causar dependência, pode fazer você se perder de você mesma. Chega um momento que você não lembra mais como era a sua essência sem esta química, normalmente necessária.

Mas as questões estão lá. Toda semana tem o Fantástico e aquela rebordosa da segunda-feira. A roda continua girando, o ex-marido continua te enchendo o saco, você PRECISA perder uns 4 quilos, as crianças crescem [lindas e com saúde, graças a Deus] e os problemas só mudam de nome. Como diria nosso amigo Cazuza: "O tempo não pára".
Toda mulher é hoje, mais do que nunca, uma estrategista, uma guerreira. Das nossas amigas, 10 entre 10 o são.

O Segredo? Saiba ser carinhosa com você mesma. Se permita – com a maturidade que a experiência já te trouxe – e aceite as suas condições. Faça o melhor que você puder, sem afrouxar ou arrebentar a corda.

Se você entrou pra TP, aceite enquanto é realmente necessário. Mas liberte-se a ponto de ter sabedoria suficiente para olhar pra ela e dizer: Eu não preciso mais de você.

E poder voltar a controlar, sozinha, o resultado final deste jogo. VIVER.

6 comentários:

  1. Graças a Deus nós homens não sofremos desse mal, porém, sofremos com nossas companheiras-irritadas-estressadas-sai-daqui-seu-filho-da-puta!!!
    Excelente post, embora eu tenha certeza de que em breve será criado um post assumindo tb o lado B de vcs, aquele em que cada um de nós preenchria não com um, mas váaaarios "X".
    E não adianta negar que é a mais pura verdade.
    Aliás, antes que a chapa esquente, retiro meu time de campo não sem antes parabenizar o blog que voltou, melhor do que nunca.
    Sábias moças e suas confissões no espelho.
    Até breve.

    ResponderExcluir
  2. Qual seria o lado B, Daniel? Fico na dúvida de qual seria exatamente o lado C, o D...

    Amiga Sophia, no próximo post a gente vai ter que falar de Florais de Bach e da Califórnia, acupuntura, fitoterápicos e antroposóficos, meditação transcedental, yoga e sucos vivos... Eu ainda acredito! Embora algumas vezes a gente precise mesmo de alguma droga que nos dê alegria :)

    Como diz uma amiga minha, "é muita realidade"! Mas ela pode ser bacana.

    ResponderExcluir
  3. Adorei. Com certeza a segunda opção, agravada por uma incrível crise de meia idade antecipada e virou adolescente.

    ResponderExcluir
  4. Olá amigas Bia e Sophia!

    Epa!
    Tbm sou do time da TP e da TPM.

    TP tem sua função, mas tem seu prazo.

    Ajuda muito, quando bem orientada pelo médico e administrada com responsabilidade.

    Nenhum motivo de vergonha. Tomo TP, sim!

    Mas não me serve como fuga, nem como muleta. Não há dependência, mas têm dias, que a cabeça tá batendo pino, a vida tá acontecendo impiedosamente e aí?

    Aí é a hora de sentar, racionalizar, tomar TP seguindo a prescrição do médico, respirar e tocar a vida.

    O importante é saber que TP, ou qualquer outro tipo de "ajuda" que vc utilize...não são soluções para os nossos problemas.
    É importante usar o "equilíbrio a tranquilidade" que o remédio te proporcionam, pra vc tomar decisões e resoluções efetivas, que vão solucionar suas angústias e problemas.

    TP não é magia, não é o pirlimpimpim! É coisa séria!

    Mais um post bacana!
    Vcs são demais!
    bjs
    Soninha

    ResponderExcluir
  5. Olá, apareci pra fortalecer o time das TPs e TPM então nem se fala...sou A TPM ahahaha

    Ri muito qnd li sobre o COMBO... acredito que já vivenciado por muitas de vcs... ms esse nome li na Revista NOVA e vivenciei dias próximos ano aniversário na LAPA...depois de umas cervas, aquilo me veio à mente e não tive como não comentar com minha grande amiga. Afinal foi um super COMBO e não podia guardar só pra mim né? Qual seria a graça? rs rs

    Meninas, tô adorando os posts! Com eles não me sinto tão só nesse mundo ...ai , agora , já, cadê meu TP??? ahahaha

    ResponderExcluir