sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Resposta



O ano começou.

Nada mais, nada menos, que um dia após o outro com uma Lua no meio. Racional, né? Que nada. A gente fica envolvida no astral universal e, nessa época analisa [ou se permite, pelo menos]nossa vida, nossos planos, sonhos, mágoas.

E como bem disse minha inseparável amiga Bia estamos na toca. Sim, não por muito tempo, mas o quanto for necessário. E por isso que nos rendemos à teledramaturgia.

"Eu só digo o que penso, só faço o que gosto e aquilo que creio. E se alguém não quiser entender e falar, pois que fale", avisava Maysa, na letra da canção Resposta.

Ela foi pioneira, sim. Teve coragem, concordo. Um pouco descontrolada e mimada.
Quem não tem telhado de vidro, atire a primeira pedra.

Em 2009, nessa vida agitada, existem muitas Maysas por aí que falam o que pensam, que estão de bar em bar, que bebem demais, que fumam demais...

A diferença é que hoje a gente não precisa ser uma só. Nós somos dez, vinte, cem mulheres com suas diferentes facetas e que trocam de figurino dependendo da ocasião.

Imagino como esta Maysa, agora descoberta em sua essência no diário que deu origem à série, deva ter sofrido numa época que prazer, dever e realização não podiam caminhar juntos.

Daí a revolta, daí a inevitável escolha. Encarada com um misto de culpa, egoísmo, rejeição, rebeldia. E uma pitadinha de auto-afirmação quando, por vezes, ela insite em gritar para si mesma que é uma boa mãe.

“Há gritos incríveis dentro de mim, que me povoam da mais imensa solidão.”

Pra vocês, um 2009 de multi-facetas, multi-tarefas, multi-desejos...sem culpa e com a certeza que podemos ter realizações completas.

4 comentários:

  1. E cheio de hífens multi-complexos!!! Ô reforma... humpf

    ResponderExcluir
  2. Maysa, ei de ver um dia...

    ResponderExcluir
  3. Apesar de estarmos no secúlo 21, quase 40 anos depois de Maysa, dizer o que se pensa, fazer o que se gosta e aquilo que se crê é um desafio para muitas mulheres multifacetadas... Ser um ser integral nesse mundo pós-moderno não é tarefa das mais fácieis para bias e sophias ... Queimamos os sutiãs na década de 60 mas esquecemos de queimar as cuecas...
    beijos meninas, amei o texto.
    Katia Costa

    ResponderExcluir