terça-feira, 14 de agosto de 2007

Amigas são pra essas coisas

Amigas de infância, de colégio, de faculdade ou de vizinhança. Do trabalho, do cursinho, das terças-em-dobro* ou do carnaval. Do futebol no Maraca (e quem disse que a gente não gosta?), do circuito cultural em Santa, da praia aos domingos ou do cinema às segundas. Do boteco da Lapa ao bistrô do Leblon, amigas sempre têm o que dizer, o que viver, o que lembrar. Afinal, amigas são pra rir junto num chopp*, chorar junto com um vinho*, ou falar merda com champanhe* – não necessariamente nessa ordem.

E pra que mais servem as amigas?

Amigas... bem... Amigas são pra tirar pedra, papel e tesoura quando um mesmo gato interessa a ambas. E, mesmo que ela ganhe, tira o time de campo quando percebe que ele tá de olho (ela jura que dessa vez ele olhou diferente) em você.

Amigas são também pra criar códigos que só as amigas entendem: “A vida não é justa”, quando Murphy impera e dois aparecem ao mesmo tempo [impressionante como a mesma lei não vale quando a gente está sozinha]; “Isso não é pra você”, quando o cara é um galinha, um grosso, um babaca ou um péla-saco; “Ih, é esteticamente desfavorecido”, “Ele é assim... grandão” [melhor deixar como código].

Amigas, aliás, são pra criar asas quando você está prestes a entrar numa furada. Ou algumas vezes pra se jogar de cabeça na furada com você. Amigas são pra te salvar daquele impulso insano, quando você dá de cara com um ex- (namorado, ficante, prospect) com outra [e o pior, com mais de um ex, mais de uma vez, sempre no mesmo lugar. É... amigas são pra quebrar algumas maldições que alguns lugares trazem.]

Mas só amigas ligam no dia seguinte pra perguntar: – E aí? Como foi? E ainda esperam você contar tudo, nos mais mínimos detalhes. – Nota de 1 a 10? [É, meninas também sabem fazer rankings de melhor performance.]

Amigas são das poucas pessoas no mundo que perguntam se seu filho sarou, se sua mãe melhorou ou se a sua TPM passou. A propósito, só mesmo amigas entendem aquela sua síndrome maldita, sem questionar seu (péssimo) humor – que costuma variar da vontade de matar à mais profunda vontade de morrer.

Amigas percebem que você não está nada bem, sem nem mesmo ter aberto a boca. Ou que sua pele está ótima, e a noite com certeza foi maravilhosa!

E por falar em noite, amigas avisam que aquela loja de lingerie está em liquidação. E ainda se oferecem pra ajudar a escolher o conjuntinho mais propício para ocasiões de más intenções.

Mas amigas também são pra dizer que certa roupa não te favorece. Que essa moda de legging e bata definitivamente não é pra você. Que é melhor colocar a bota pra dentro da calça. Ou, simplesmente mandar na lata, a tempo de você mudar de roupa antes de sair:

- Querida, se você queria parecer uma pistoleira, conseguiu!

E quando você diz que ama aquela jaqueta que ela diz que quase nunca usa, lá vem ela com:

- É sua. Fica muito melhor em você.

Amigas são pra você perceber que, mesmo que de vez em quando se sinta só, quem tem amigas tem (quase) tudo nessa vida. E não importa quantas primaveras, invernos ou verões já tenham passado – 10, 20, 30. Porque certas coisas definitivamente não mudam.

Ainda bem.



N.B.: Aproveite a terça-feira para um brinde à amizade. Ou a quarta, a quinta... Ops! sexta não, que sexta-feira é o dia internacional do não-amigo. Mas também tem a praia de sábado, a Lagoa de domingo, o cinema de segunda... O que vale é reunir as verdadeiras amizades – que podem ser entre amigas, entre amigos, ou entre amigas e amigos, com muita ‘palavra pra molhar’.


Champanhe

Champanharia Ovelha Negra
Rua Bambina 120, Botafogo. Tel.: (21) 2226-1064). 17h/23h (fecha sáb. e dom.). Trabalha com 40 rótulos. Serve sanduíches e petiscos. Não tem estacionamento.

Barbulhante Champanharia
Rua Barão da Torre 183, Ipanema. Tel.: (21) 2267-8746. 18h/2h (todos os dias). Trabalha com 60 rótulos. Serve aperitivos e pratos quentes. Não tem estacionamento.

Xampanheria
Rua Paul Redfern 37, Ipanema. Tel.: (21) 2529-6323. 18h/1h (fecha dom.). Mais de 130 rótulos. Serve petiscos. Estacionamento com manobrista.

Terça em dobro

Bar do Adão
Grajaú:.Av. Engenheiro Richard, 105 A . Tel.: (21) 2577.0730
Botafogo: Rua Dona Mariana, 81. Tel.: (21) 2535.4572
Aperitivos, deliciosos pastéis, escondidinhos, caldos e "aquele" choppinho.

Bar Luis
Rua da Carioca 39 – Centro. Tel.: (21) 2262-6900.
Fundado em 03 de janeiro de 1887, o Bar Luiz carrega a tradição e a história da boêmia no Rio de Janeiro. A casa, fundada há 120 anos, deve receber em breve o tombamento de sua marca. No cardápio, frios, pratos alemães, vinhos e o bem tirado chopp.

Drinkeria Maldita
Rua Voluntários da Pátria 10 – Botafogo. Tel.:(21)2527-2456
Terça em dobro. Chope e sanduíche submarino em dobro, de 18h até 0h.

Mistura Carioca
Rua Gomes Freire, 791- Lapa. Tel.: (21) 2221-6833
Nesta terça, dia 14 de agosto, Roda de samba com o grupo Batifundo. Os músicos recebem convidados especiais. Nos intervalos, DJ Barba comanda as carrapetas.
Chopp Duplo até meia noite!

Adega do Juca
Rua Paissandu 122- Flamengo.Tel.:(21)2225-2843
Pra quem gosta de bolinho de bacalhau e caipirinha de salinas, essa é uma ótima opção.

13 comentários:

  1. Engraçado estes detalhes que vcs citaram. É exatamente isso!
    Tem mais um: Amiga conversa pelo msn mesmo dando “cabeçada” no monitor de tanto sono, mas sabe quem está do outro lado precisa desabafar...

    Um brinde a amizade!

    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Lindoooo!!!!!!! Adorei! E vamos molhar a palavra, ou fazer levantamento de tulipas..hehehhe!

    Só pra lembrar que beber deve ser um ato de diversão com as amigas e não serve para meninas que querem afogar as mágoas em doses cavalares de alcool! Não dá quando vicia e se torna uma descarga para qualquer tipo de problema, do mais simples ao mais cabeludo!

    Também é péssimo quando temos que aturar nossas amigas TREBADAS e inconvenientes fazendo toda forma de babaquice e achando que podem tudo pq somos amigas e os problemas dela são os PIORES DO MUNDO!

    Estamos nesse mundo para aprender, muitas vezes no percurso precisamos sofrer um pouquinho para amadurecer! Não vai ser com bebida que a solução será encontrada!

    Mas, como não estamos falando da Sumeriana, nem de Bia e Sophia, que sabem beber e param no momento que devem, vamos tomar um choppinho hj e aproveitar a excelente companhia uma da outra!

    Bjos

    ResponderExcluir
  3. E os amigos??? Não existem???
    Quando vamos fazer esta terça em dobro??? Juca e Adão são show de bola!

    ResponderExcluir
  4. Toda terça Neves, Toda terça tem encontro das balzacas!!!

    ResponderExcluir
  5. Calma Mneves01!

    quac, quac, quac..Pato Donald sempre é bem-vindo! Pelo menos por enquanto pq está com créditos..rsrsrsrsrsrs!! Vacila não, hein!

    Ah! Só um parenteses nessa história toda! Em 2008 começam a rodar o novo filme do Conan!!!

    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Meninas...minha vida deu uma reviravolta...que da assunto pra mais de litros de chopps e e coca zero!
    Tudo mudou, inclusive minha classifica�o, quanto ao tipo balzaca...e de repente! Ali�s, de repente, n�o. Na verdade, foi um longo processo, mas que teve um desfecho em tempo record...merecido!!! Nada cem por cento definido, mas posso garantir uma coisa...caraca...to muito aliviada...totalmente zen e feliz...as amigas? Nossa! Essas t�m sido, pe�as fundamentais, pra me ajudar a seguir em frente...s�o ombros e ouvidos amigos, confidentes, estimuladoras e c�mplices irrestritas.
    Que bom, que na vida, temos a felicidade de podermos fazer escolhas...acho que fiz a coisa certa, no momento certo...depois conto mais!
    Hj � dia de molhar palavras!!!
    Brindemos por a�!!!
    Bjs
    Bia e Sophia...obrigada!!!

    ResponderExcluir
  7. Eita...que esse Neves � bem saidinho, hein? Pelo visto, ta doido pra "interagir" com as balzacas...
    Amizades masculinas, s�o muito bem vindas...
    Sinta-se a vontade...procure as balzacas �s ter�as, os encontros s�o LEI!
    Qqr dia, nos encontraremos, todos! e bebericaremos, meninos e meninas, assumindo nossos pontos de vista...
    Que este dia n�o tarde...rsrsrs
    At� mais...

    ResponderExcluir
  8. Gatas, adorei o texto e principalmente o "prospect" ahahahah morri de rir.

    Primeira terça de set estarei la no batuque e depois molharemos o bico c vários choppecos. Avisem aos professores q nao quero abafadorer p ouvidos. quero o batuque na alma!!

    Amiga é aquela q diz p q ta solteira e meio deprê: "Menina, aproveita! Enquanto não aparece o cara certo, se divirta c os errados!!!" rs rs

    bjos queridas!

    ResponderExcluir
  9. Rocket, eu saidinho???? Que nada, sou um minuto puro, casto e recatado....bom nem tanto....rssss

    ResponderExcluir
  10. Falar de amizade é sempre muito bom. Parabéns. O texto está ótimo.
    Bjs
    MÔnica

    ResponderExcluir
  11. A Maria Bethânia em um de seus belos discos canta: "Que seria de mim sem a fé em Antônio..." Parafraseando, prefiro dizer: que seria de mim sem a fé nos amigos...
    Meninas, parabéns pelo belo elogio à amizade, sem dúvida os amigos e amigas são fundamentais em nossa vida.

    Beijos, com a mão estendida para a amizade...

    André Dias.

    ResponderExcluir
  12. Caros amigas e amigos, com ou sem chopp, a amizade merece ser brindada diariamente. E com muita fé, como bem disse o André.

    E aí, Neves? Reclamou que a gente não estava incluindo os amigos... e nada. Depois a gente é que tá devagar.

    ResponderExcluir
  13. Esqueci de me identificar again. Resposta acima by Bia. Beijos.

    ResponderExcluir