segunda-feira, 18 de maio de 2009

Prenez Soin de Vous. (Cuide-se.)


Já falamos aqui sobre o que parece ser cada vez mais um sinal (ocupado) dos tempos. D.R. por e-mail, bate-boca por msn, ponto final via sms...

Covardia? Falta de respeito pelo que se viveu? Sem respostas, um dos maiores nomes da cena artística contemporânea, a francesa Sophie Calle recorreu a outras mais de cem mulheres – entre atrizes, cantoras, bailarinas, tarólogas, DJs, palhaças, advogadas e até sua mãe – para interpretarem, por ela, o grand finale.

‘Só chamei mulheres porque acho que essa carta não poderia ter sido mandada de um homem gay para outro, ou de uma lésbica para outra. É uma típica carta enviada de um homem para uma mulher’, explica Sophie.

O convite resultou na exposição que provocou polêmica na 52ª Bienal de Veneza, passou por Paris, Tóquio, Hong Kong, Munique e Nova York. E chega em julho ao Brasil, no SESC Pompéia, São Paulo, seguindo em setembro para o Museu de Arte Moderna da Bahia, em Salvador.

Mas o melhor da história mesmo é que Sophie também vem para a Flip, onde dividirá a mesa ‘Entre Quatro Paredes’ com ninguém menos que o ex, o escritor francês Grégoire Bouillier. Será o primeiro encontro público dos dois.

...

‘Recebi uma carta de rompimento.
E não soube respondê-la.
Era como se ela não me fosse destinada.
Ela terminava com as seguintes palavras: Cuide de você.
Levei essa recomendação ao pé da letra.
Pedi a 107 mulheres, escolhidas de acordo com a profissão,
para interpretar a carta do ponto de vista profissional.
Analisá-la, comentá-la, dançá-la, cantá-la.
Esgotá-la. Entendê-la em meu lugar.
Responder por mim.
Uma maneira de ganhar tempo antes de romper.
Uma maneira de me cuidar.’
Sophie Calle


N.B.: Alguns registros da obra de Sophie:

Cuide de Você, de Sophie Calle, a São Paulo e Salvador

Sophie Calle ou surpresa das surpresas

Sophie Calle na Bienal de Veneza

9 comentários:

  1. Olá meninas!!!

    Tava sumida, eu sei!!!
    Muito trabalho, muitos problemas, mas o que me tomou o tempo nos últimos cinco meses foi mais uma relação, ou melhor, mais uma tentativa frustrada de relacionamento.

    Dedicação total, amor total, incondicional. Sabe queando a gente acredita lá no fundo "Desta vez vai valer a pena?"...pois então, era uma relação assim! Nesta, tivemos um intenso romance, momentos muito felizes, paixão de dar inveja e parecer sem fim, passamos natal, ano novo, 1º mês,viagem pra Búzios, carnaval, o 1º eu te amo, 2º mês, surpresas, flores em meio a um mega temporal que encheu as ruas da nossa cidade, 3º mês, grandes mudanças, apoio, presença, semana santa, Páscoa + 4º mês, novos projetos, momentos, momentos, momentos...até o dia da conversa por msn...aquela que diz: tchau! vc é uma mulher bonita, inteligente, foi muito legal...
    Não teve "Cuide-se"...não, não teve, mas deveria! Pq quem coloca um ponto final numa história intensa, que foi vivida com sabor e alegria durante 5 meses, através domsn, só pode querer que eu ME CUIDE...ou me dane. A leitura que faço deste "Cuide-se" é "Administre sozinha a sua dor, ou seja lá o que vc vai sentir...fuiiii!!!"
    E assim estou...me cuidando, administrando a minha dor sozinha. Sem direito de perguntar: O que aconteceu? Onde erramos? Quando começou a não dar certo?
    Nada de questionamentos! Isso é coisa de gente paranóica!

    Tô cuidando da vida e tentando, quando é possível, cuidar de mim. Queria muito que existisse uma escola, que nos ensinasse a não cometer os mesmos erros, mas enquanto não existe...vou tentando aprender com os que já cometi!
    Bjos
    Boa sorte pra gente que vive entre o mundo "físico" e o virtual!

    ResponderExcluir
  2. As vezes mesmo gostando encontramos dificuldades para dizer:Eu te amo mas nossas vidas são muito diferentes e nao da p levar a nossa relação.
    E o q é mais paradoxal é Eu te amo e não da para levar nossa relação na mesma sentença.

    A vida e seus misterios...
    Sei q vao chover pedras, mas vamos lá.
    Shield mode on:)

    ResponderExcluir
  3. Não, não choverão pedras...busca-se somente um retorno ao olho no olho, aos sentimentos que não conseguimos controlar, ao toque - não das teclas, mas o físico - que verdadeiramente nos faz recordar o que somos: humanos.
    Nem tudo pode ser dito e resolvido com uma resolução de 1024 por trás. Ou 800 x 600, para os menos abastados tecnologicamente.
    Já fiz DR por email, já participei de drs alheias, já falei Eu te amo e `nunca mais me procure`, da mesma forma que recebi.
    E, definitivamente não é a mesma coisa. Não é assim que tem que ser.

    Geeks, vamos encontrar o caminho do meio.

    Vamos ter coragem de assumir nossas decisões e isso não pode ser feito em um simples `enter`

    Send and give your message...

    ResponderExcluir
  4. É, a vida e seus mistérios. Escudo, blindagem, proteção? Sei não. Ainda não tenho respostas.

    ResponderExcluir
  5. Ela foi muito boazinha....
    Mas foi genial.
    Cuidou-se, acercando-se do que uma mulher tem de melhor no mundo - muitas outras mulheres a lhes acompanhar no sentido.
    Homens são bons mas se os tratarmos como eles nos tratam.
    Tenho uma mocinha vizinha, que outro dia, por causa de uma frescura do namoradinho, soltou essa pérola: todos os homens são homo.No máximo bi, pois só gostam de seu próprio gênero.
    Pensemos...
    Será por isso que os homens que ficam são os que tratamos como eles nos tratam?
    Semelhante cura semelhante?

    ResponderExcluir
  6. Oi Bia, obrigada pela visita!

    Somos seguidoras tb do seu blog

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Se tivemos coragem para dividir momentos felizes, as alegrias, os sonhos e a cama, então também devemos ter coragem na hora do fim de repatir a dor, os medos e as dificuldades.

    Trabalho no mundo virtual, mas não vivo nele. Já terminei relacionamentos, mas nunca por MSN ou e-mail. Existem situações que devem ser resolvidas pessoalmente.

    Sou totalmente contrária a MSN e e-mail para discutir relações. Se a coisa não está boa, então é melhor nem chamar o outro pro "pau online".

    Bjos

    Sumeriana

    ResponderExcluir
  8. Não sei se foi na Marie Claire ou em outra revista que eu vi, mas fizeram uma entrevista com ninguém menos que o (ex) namorado em questão. É... Foi na Marie Claire sim! =D
    Depois de ler o que ele disse sobre ELA ter sido injusta com a imagem dele ou coisa parecida.. Enfim! Ñ lembro exatamente o quê ele disse, mas sei que ele se defendeu tão bem que fico do lado dele. Sabe por quê? Ela nem se deu o trabalho de ser simpática com a reportagem da Marie Claire. E quando foi perguntada sobre a FLIP, deu uma resposta muito da meia-boca, aquela fdp! rs

    Além de corna, mal educada!
    Estrelismo é foda! Me deixa MUITO puta! #prontofalei

    Pq eu duvido que ela teria a mesma atitude se tivesse em inicio de carreira. Né não?

    =P

    Bjinho

    ResponderExcluir
  9. É verdade, Dani. Nada justifica o estrelismo. Não li a entrevista com ele, mas imagino que tudo isso seja fruto de uma coisa que nenhum colaboração 2.0 substitui: o diálogo.

    Beijos, Bia.

    ResponderExcluir